Marcelo Grassman
Marcello Grassmann nasce em São Simão, no estado de São Paulo no ano de 1925. Sétimo filho dos nove que a professora D. Elpídia de Lima Brito teve com seu marido Otto Grassmann. A família permanece na cidade até 1932 quando se muda para a capital, São Paulo. Chegando em janeiro, acompanharam toda a movimentação da Revolução Constitucionalista até mesmo os bombardeios ao Campo de Marte, fundos da casa da família na rua Voluntários da Pátria, Zona Norte da cidade.
Em 1942 formou-se pela Escola Profissional Masculina (Escola Técnica Getúlio Vargas), junto a dois colegas passou a frequentar a Biblioteca Mário de Andrade onde fez uma formação em história da arte bem como, através das revistas disponibilizadas entrou em contato com o que se fazia no circuito da arte contemporânea europeia e norte americana. Entre 1949 e 1950, no Rio de Janeiro, aconselhado por Oswaldo Goeldi, cursou gravura em metal, com o Prof. Henrique Oswald, no Liceu de Artes e Ofícios e estudou litografia com Poty Lazarotto.
No ano de 1953, em Salvador, trabalhou no ateliê de Mário Cravo Júnior e, com o prêmio Viagem ao Exterior, ganho no “I Salão Nacional de Arte Moderna”, do Rio de Janeiro, viajou para a Europa, na Áustria aprofundou suas pesquisas em litografia na Academia de Artes Aplicadas e frequentou o Gabinete de Estampas da Academia Albertina. Volta ao Brasil e continua sua participação em exposições nacionais e internacionais. Boa parte de sua produção aconteceu no seu atelier do bairro de Santo Amaro e posteriormente na chácara de São Lourenço da Serra.
Faleceu no ano de 2013.
Commentaires